O projeto que pretende desenvolver o estudo arqueológico, patrimonial e ambiental da Tapada de Mafra, numa perspetiva interdisciplinar, que conjuga paisagem e ação humana, estruturando-se em dois vetores: Carta Arqueológica e Estudo Paleoambiental.

Paisagens Antigas da Tapada de Mafra, ou PATM enquadra-se no plano de investigação associado ao Real Edifício de Mafra, Sítio Cultural inscrito na Lista do Património Mundial pela UNESCO desde 2019.

Já foram feitas algumas descobertas muito importantes sobre o passado destes terrenos, que desde 1744 foram vedados, para uso exclusivo da corte.

Saiba mais sobre o tema, consulte a página do projeto, conheça as entidades que o promovem e veja os vídeos onde os investigadores lhe contam sobre a tecnologia usada e algumas das descobertas feitas.

No próximo dia 07 de Julho, no âmbito da 5ª comemoração da inscrição do Real edifício de Mafra no património Mundial da UNESCO, decorrerá aqui na Tapada Nacional de Mafra, uma sessão de apresentação do projeto.

A sessão será apresentada pela Professora Doutora Ana Catarina Sousa, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, UNIARQ, e pela Dr.ª Marta Miranda Arqueóloga da CMM, coordenadoras do projeto.                                          

      25 de Junho de 2024