A nossa Missão

Zelar pelo cumprimento integral dos objetivos da cooperativa, na promoção da investigação e conservação da fauna e da flora, a educação ambiental, a atividade cinegética e a prestação de serviços de turismo rural.

Para se atingir o objetivo primordial; a conservação da biodiversidade, é importante fomentar o conhecimento científico e por isso estamos sempre disponíveis para cooperar com as entidades superiores como Centros de investigação ou Universidades.

A nossa missão é cooperar na preservação de um BEM Uno, Único e excecional.

A nossa missão é ser sustentável e preservar o espaço e a história para as gerações futuras.

TNM e o BEM inscrito na lista do Património Cultural Mundial da UNESCO. Cumprir a nossa missão implica ser sustentável.

O Real Edifico de Mafra, composto pelo conjunto Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada, foi inscrito na lista do Património Cultural Mundial da UNESCO, a 7 de junho de 2019 na 43.ª Sessão do Comité do Património, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em Baku, no Azerbaijão.
O Real Edifico de Mafra foi proposto à inscrição no que respeita a declaração valor excecional universal sob 4 critérios, a saber; I, II, IV e VI:

(i) – representar uma obra-prima do gênio criativo humano;

(ii) – mostrar um intercâmbio importante de valores humanos, durante um determinado tempo ou em uma área cultural do mundo, no desenvolvimento da arquitetura ou tecnologia, das artes monumentais, do planejamento urbano ou do desenho de paisagem;

(iv) –  ser um exemplo de um tipo de edifício ou conjunto arquitetónico, tecnológico ou de paisagem, que ilustre significativos estágios da história humana;

(vi) –  estar diretamente ou tangivelmente associado a eventos ou tradições vivas, com ideias ou crenças, com trabalhos artísticos e literários de destacada importância universal.

É assinado um Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Mafra, a Escola de Armas, a Direção Geral do Património Cultural, a Tapada Nacional de Mafra e a Paróquia de Mafra no dia 15 de fevereiro de 2019, estabelecendo uma Unidade de Cooperação responsável pelo acompanhamento, conservação, investigação, educação e promoção, e coordenação de planos e ações de segurança.
Já foi desenvolvido e apresentado um quadro consolidado de 82 intervenções a ter lugar em 2019-2034, indicando os intervenientes responsáveis por cada ação, bem como as fontes de financiamento, os orçamentos previstos e o calendário.

O real edifício- limites e a sua composição
Cumprir a nossa missão implica ser sustentável

Alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas a gestão do património florestal da TNM contribui para a retenção de carbono pelas boas práticas que são seguidas, pelo trabalho de recuperação pós incêndio e a actual estabilidade dos seus ecossistemas.
A sustentabilidade pressupõe “a preocupação não só com o presente, mas com a qualidade de vida das gerações futuras, protegendo. recursos vitais, incrementando fatores de coesão social e equidade, garantindo um crescimento económico amigo do ambiente e das pessoasEstratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável (ENDS).
Sendo a Tapada Nacional de Mafra um espaço florestal que enquadra diversos objetivos, nomeadamente de conservação da biodiversidade, proteção contra agentes bióticos e abióticos, produção, recreio e pedagogia, a sua gestão, igualmente diversa é apoiada em boas práticas.
Assumimos o nosso compromisso com a sustentabilidade, agindo todos os dias para o cumprimento das metas da Agenda 2030.

Skip to content