“As águias e nós” é um percurso pedestre guiado pela Tapada para dar a conhecer e promover a sensibilização sobre a importância das aves de rapina.
A Tapada Nacional de Mafra promoveu o ano passado, visitas gratuitas no âmbito do Projeto Lx Aquila para escolas do concelho e para público em geral.
Este ano reforçamos a ação de sensibilização e para além das turmas que vêm da parte da Câmara Municipal de Mafra, vamos receber 4 turmas que fazem parte do nosso programa e que aceitaram o convite.
Convergimos objetivos e vamos receber as turmas nos dias 23 e 24 de novembro, dias em que comemora respetivamente “O dia da floresta autóctone” e o “Dia mundial da Ciência”.
Pretendemos relacionar a importância da preservação das espécies de aves de rapina focando o caso concreto da Águia de Bonelli, a ciência que ajuda a estudar e a preservar esta espécie autóctone.
No fim de semana seguinte, nos dias 26 e 27 de Novembro focamos a nossa ação para o público em geral.
Nestes dias a Tapada Nacional de Mafra convida as famílias a participarem num percurso pedestre guiado.
Ao longo de 4 km vamos dar a conhecer as espécies de aves de rapina que habitam esta floresta única, sobretudo a espécie alvo deste projeto: águia de Bonelli- Aquila fasciatus.
Qual a importância deste predador nos ecossistemas? será que a sociedade também beneficia com a sua presença? Será possível as pessoas partilharem o mesmo espaço com esta e outras espécies?
Conhecendo a nossa riqueza natural, vamos nos tornar os seus guardiões!
Horário: 10h
Duração: cerca de 2 horas e 30 minutos
Extensão: cerca de 4 km
Entradas gratuitas, mediante inscrição obrigatória para visitas@tapadademafra.pt
Lotação máxima: 25 participantes por dia (ordem de inscrição), para maiores de 6 anos.
Saiba mais sobre a biodiversidade da nossa floresta aqui
https://tapadademafra.pt/patrimonio-natural-biodiversidade/
Ajude a preservar, seja um embaixador aqui https://spea.pt/life-lxaquila/seja-um-embaixador-das-aguias/