Nos dias 10 e 11 de maio, terá lugar em Mafra um programa especial dedicado ao conhecimento e sensibilização para a conservação dos Morcegos.
Durante dois dias, Mafra será palco de um programa especial dedicado ao conhecimento e sensibilização sobre os morcegos.
Nestes dias, teremos várias atividades, incluindo uma formação para educadores e outros interessados na Escola José Saramago, visitas noturnas gratuitas ao público na Tapada Nacional de Mafra, onde será possível observar o trabalho dos cientistas e a construção do conhecimento científico, bem como trabalhos de investigação científica.
O evento culminará com a apresentação de trabalhos académicos sobre a conservação e divulgação à comunidade, nas Jornadas Quiropterianas, que decorrerão num dos locais mais emblemáticos de Mafra, o Palácio Nacional de Mafra.
Formação geral para agentes educativos, agentes de educação ambiental e turismo, espeleólogos, veterinários, técnicos CM e público.
Sexta-feira dia 10 de maio
Horário: 14:00-18:00
Local: Auditório da Escola Secundária José Saramago
Formação geral para agentes educativos (professores, educadores, auxiliares), agentes de educação ambiental e turismo (Carsoscópio, ICNF, empresas de turismo aventura), parceiros de campanha de sensibilização 2024, espeleólogos, veterinários, técnicos CM e público em geral.
Formadora: Luísa Rodrigues (saber mais sobre a formadora)
Inscrições valor -20 euros;
Sócios da Morcegos.PT — 12,50 euros
Enviar inscrição para: educacao.sensibilizacao@gmail.com
PROGRAMA
BatBlitz
Sexta-feira, dia 10 de Maio
Horário:18h-23h
Local: Tapada Nacional de Mafra
Recolha de dados em diversas estações de amostragem (captura com redes, registo acústico com detetores automáticos, registo acústico com detetores manuais).
28ª Noite Internacional dos Morcegos
Sexta-feira, dia 10 de Maio
Horário: 20h-22h
Local: Tapada Nacional de Mafra
Descobrir os morcegos, a sua importância, do que se alimentam e como são estudados.
Vamos para a floresta observar os investigadores, os cientistas que estudam as características destes pequenos mamíferos, como os capturam e que dados recolhem. Os grupos vão circular pelas diferentes estações de amostragem para observar e aprender.
Será entregue aos participantes mais novos, um passaporte para carimbarem em cada estação e registarem as espécies já inventariadas nesse local).
Participação gratuita, sujeita a inscrição para visitas@tapadademafra.pt – ESGOTADA