Desde o ano passado e após a descoberta desta espécie na nossa Floresta, passámos a ser embaixadores do projeto.

Este ano, juntamo-nos ao Projeto Vaca-loura.pt, na dinamização de sessões de monitorização do escaravelho Vaca-ruiva (Lucanus barbarossa).

Na maioria dos locais, a monitorização aconteceu no fim de semana de 15 de Julho, mas pelo facto de nessa altura estar interdita a permanência de pessoas nos espaços florestais, adiou-se para o fim de semana 6 e 7 de Agosto.

O que é a Vaca-Ruiva?

A vaca-ruiva é um escaravelho de dimensões consideráveis: 3-4,50 cm, de cores preto/ acastanhado e com umas antenas com 6 segmentos (facto que a distingue da parente Vaca- loura, que apresenta apenas 4 segmentos).
As larvas vivem nas árvores cerca de 3 anos, alimentando-se de madeira morta (organismos saproxílicos), até passarem pela metamorfose completa. Ao chegarem a adultos, emergem das raízes e duram apenas 1 mês, durante o qual se dedicam à reprodução.

Existem estes escaravelhos na Tapada?

Foram identificados pelo menos dois indivíduos, mas esta espécie está associada ao carvalho português (Quercus faginea), pelo que a Tapada Nacional de Mafra tem uma grande potencialidade de ter uma população abundante de escaravelhos, isto associado à grande presença de madeira morta.
Dada a insuficiência de dados sobre esta espécie de comportamento esquivo e de hábitos noturnos, o esforço de todos na sua monitorização é um grande contributo para a preservação deste e de outros lucanídeos.

Qual a sua importância?

Os organismos saproxílicos regulam o ciclo dos nutrientes, tendo um papel essencial nas cadeias alimentares e no equilíbrio dos ecossistemas.

Monitorização- Como colaborar

A monitorização irá decorrer apenas nas noites de 6 e 7 de agosto e é feita mediante a realização de um pequeno percurso pedestre, com uma duração média de 2 horas.

Hora de início- 21h
Idade mínima: 6 anos
Material necessário:
– roupa e calçado confortáveis
– lanterna

Bilhete único- 5€
Pode adquirir o seu bilhete na nossa bilheteira on line. (Disponível em breve!)
Lotação condicionada ao número máximo de 25 participantes

 
28 de Julho de 2022