No passado dia 9 de maio de 2025, a Tapada Nacional de Mafra (TNM) teve a honra de acolher uma ação formativa internacional dedicada à Investigação das Causas de Incêndios Florestais, no âmbito do Curso de Formação Inicial Conjunta/G4 POLARIS.
A iniciativa insere-se no contexto do G4, um projeto de cooperação internacional lançado em 2022 pela Arma dei Carabinieri (AC), que visa reforçar as relações institucionais e operacionais entre as principais forças de segurança ambiental da Europa: a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Guarda Civil (GC) de Espanha, a Gendarmerie Nationale (GN) de França e a própria AC, de Itália.
Esta ação foi organizada pela Direção do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (DSEPNA) da GNR e contou com o apoio da TNM na disponibilização de um pequeno talhão de fogo controlado, especialmente preparado para a simulação de um cenário realista de incêndio em contexto florestal.
Durante a formação, os participantes dos quatro países envolvidos tiveram oportunidade de comparar metodologias de investigação das causas de incêndios florestais em ambiente natural.
A equipa de Sapadores Florestais da TNM e o nosso técnico florestal estiveram presentes na formação, assistindo aos trabalhos e recebendo orientações da GNR sobre os cuidados a ter na preservação de vestígios na zona inicial de um incêndio, permitindo-lhes adequar, sempre que necessário, as suas ações no terreno.
A Tapada Nacional de Mafra orgulha-se de apoiar este tipo de iniciativas, colocando o seu território ao serviço da formação e do conhecimento técnico, e contribuindo para a prevenção e resiliência ambiental.
Esta ação representa mais um exemplo do papel ativo da TNM na promoção da cooperação interinstitucional e do compromisso com a proteção da floresta —Um dos pilares centrais da nossa missão.
Não podemos deixar de felicitar a Direção do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (DSEPNA) da GNR pela qualidade da ação desenvolvida e agradecer a confiança depositada na TNM para colaborar nesta iniciativa.
23/05/2025



