5 de junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente
2023 marca o 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Este ano, o anfitrião é a República de Côte d’Ivoire em parceria com os Países Baixos. Nas últimas cinco décadas, o movimento cresceu e se tornou um dos mais importantes para a sensibilização ambiental. Dezenas de milhões de pessoas participam juntamente com governos, empresas, cidades e organizações comunitárias.
O PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) é a principal voz global sobre o meio ambiente. Fornece liderança e incentiva parcerias com foco no cuidado com o meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e povos a melhorarem sua qualidade de vida sem comprometer a das gerações futuras.
No Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, destaca-se as soluções para a poluição plástica.
ENVOLVA-SE! Saiba o que pode fazer para juntos #CombataAPoluiçãoPlástica.
Conheça o guia prático que foi desenvolvida para o ajudar
O ano de 2022 foi um ano importante na luta pela saúde do nosso planeta. Em março um histórico acordo denominado “Fim da Poluição Plástica” um tratado que visa a estabelecer um acordo internacional juridicamente vinculante até 2024, considerando o plástico oficialmente como uma ameaça ao meio ambiente.
https://www.youtube.com/watch?v=qvMfr14Iff0
Aqui na nossa floresta sensibilizamos todos os que nos visitam a fazer a separação do lixo.
As cerca de 50.000 crianças que nos visitam todos os anos são sensibilizadas para a importância dos nossos comportamentos enquanto habitantes de #UmaSóTerra. Incentivamos a levar as boas práticas para a todos os membros da família.
#ods4 #ods15
SABIA QUE
-Cerca de 11 milhões de toneladas de resíduos de plástico chegam anualmente aos oceanos. Este número poderá triplicar até 2040.
Mais de 800 espécies marinhas e costeiras são afectadas por esta poluição através da ingestão, do emaranhamento e de outros perigos.
-Uma mudança para uma economia circular pode reduzir o volume de plásticos que entram nos oceanos em mais de 80% até 2040; reduzir a produção de plástico virgem em 55%; poupar 70 mil milhões de dólares aos governos até 2040; reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 25%; e criar 700 000 empregos adicionais – principalmente no Sul global.