Em cumprimento da Lei a TNM disponibiliza e submete a apresentação pública o PGF.
Consulte aqui!

Em cumprimento do n.º 1 e 2, do artigo 20.º do Decreto-Lei n.º 16/2009, de 14 de janeiro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 65/2017, de 12 de junho e novamente alterado pelo Decreto-Lei n.º 11/2019, de 21 de janeiro, é submetido a apresentação pública, do dia 20/02/2023 até ao dia 22/03/2023, o Plano de Gestão Florestal (PGF) da Tapada Nacional de Mafra.

O PGF pode ser consultado durante o período acima referido nos serviços da Tapada Nacional de Mafra C.I.P.R.L. (Portão do Codeçal, 2450-602 Mafra), bem no sítio eletrónico do ICNF (www.icnf.pt) e no link abaixo .

Pode submeter as suas propostas ou sugestões via correio de superfície dirigido a Tapada Nacional de Mafra C.I.P.R.L, para a morada Portão do Codeçal, 2540-602 Mafra, ou via correio eletrónico para o endereço geral@tapadademafra.pt, sugerindo-se que utilize para o efeito a “ficha de participação” que poderá descarregar a partir do sítio eletrónico do ICNF.
Pode ainda submeter as suas sugestões diretamente nos locais de consulta.

Os PGF´s gerem e ordenam as explorações florestais e regulam no tempo e no espaço, as intervenções de natureza cultural e ou de exploração. Visam a produção sustentável dos bens ou serviços originados em espaços florestais, determinada por condições de natureza económica, social e ecológica.

Com uma vigência de 20 anos, com este plano pretender-se-á reforçar o carácter conservacionista da TNM.

Espera-se apoiar a gestão com esse objetivo, nomeadamente, com a erradicação e substituição das principais manchas de eucaliptais existentes por espécies autóctones, a manutenção de exemplares de sobreiro com cortiça virgem ou não descortiçados há décadas, a promoção de adensamentos/arborizações com espécies produtoras de fruto para alimentação das espécies cinegéticas existentes e a diminuição da área de matos com a arborização com espécies autóctones.

Para além destes, será necessário continuar a execução de medidas preventivas de incêndios florestais e mitigadoras do risco da sua ocorrência.

17 de Fevereiro de 2023