Esta experiência acontece só uma vez por ano e tem lotação limitada! Uma aventura fora dos trilhos!

Nos cervídeos, os machos apresentam hastes que são estruturas ósseas de crescimento descontínuo e que caem todos os anos na Primavera, dando lugar a umas novas.

No início da primavera caem as hastes antigas, entre o final de março e o início de abril, e imediatamente recomeça um novo ciclo de crescimento.

Como as hastes são estruturas vivas ósseas, crescem acompanhadas e envolvidas por uma pele ricamente vascularizada, o veludo. Significa que neste momento a maioria dos machos mais velhos já desmocaram, ou se preferir, perderam as hastes. Em breves semanas vamos começar a ver crescer as novas hastes cobertas pelo veludo. Quanto mais velho é o animal, gamo ou veado macho, normalmente maior são as hastes, mostrando a dominância no grupo.

Se os gamos e veados as perdem, será que as podemos encontrar?

Podemos pois! e temos uma experiência organizada para isso, chama-se “Caça às hastes”!

E este ano vai acontecer no dia 09 de Abril às 10h30. O desafio que lhe lançamos e à sua família é de vir passar essa manhã na Tapada Nacional de Mafra, esta floresta única e participar nesta aventura, que acontece apenas uma vez no ano.

Todas as hastes encontradas têm de ser entregues que serão alvo de estudo para verificação da saúde da população. No entanto, neste dia terá oportunidade de comprar hastes a preços mais baratos.

O grupo será transportado de carro elétrico até às áreas mais frequentadas pelos cervídeos, pelo que sairemos dos trilhos. Desaconselhamos por isso, a atividade a crianças mais pequenas, por terem mais dificuldade de se deslocarem fora da estrada.

Traga as galochas, calçado confortável, calças para evitar picar as pernas nos arbustos, uma meia mais altinha e boa disposição.

Sugerimos ainda que traga piquenique e aproveite o nosso parque de merendas para almoçar.

PREÇO DA ATIVIDADE

Adultos (> 12 anos):  7.5€ 
Crianças dos 4-12 anos: 5€

Lotação limitada.

Esperamos por si e por toda a família!

> COMPRAR BILHETES