Com o apoio do Programa Valorizar- Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal, a Tapada Nacional de Mafra deu mais um passo decisivo para garantir que todos — independentemente das suas necessidades específicas, temporárias ou permanentes — possam usufruir plenamente deste património natural único.
O projeto teve como foco a adaptação de infraestruturas, serviços e conteúdos, assegurando uma experiência de visita verdadeiramente inclusiva:
Acessibilidade Física e Infraestrutural
- Levantamento das condições de acessibilidade, com desenvolvimento de projetos de arquitetura e especialidades.
- Reabilitação do edifício “Centro Interpretativo” incluindo sanitários adaptados a visitantes com mobilidade reduzida e arranjos exteriores.
- Construção de uma ponte tornando o percurso de visita mais acessível a determinados grupos.
- Instalação de sanitários portáteis adaptados a pessoas com mobilidade condicionada.
- Implementação de rede elétrica, telecomunicações e trabalhos complementares.
Acessibilidade à Informação
- Criação da Web App Tapada, uma aplicação multimédia que oferece conteúdos sobre os recursos turísticos, incluindo audiodescrição para pessoas cegas ou com baixa visão.
- Produção de conteúdos em Língua Gestual Portuguesa para garantir o acesso à informação a pessoas surdas.
- Instalação de ferramentas de acessibilidade no website oficial da Tapada, otimizando a navegação para pessoas com baixa visão.
Acessibilidade aos Serviços
- Desenvolvimento de visitas inclusivas, pensadas para diferentes perfis de visitantes.
- Formação e qualificação das equipas da Tapada Nacional de Mafra para o atendimento a pessoas com necessidades especiais.
Novo Centro interpretativo