Com o apoio do Programa Valorizar- Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal, a Tapada Nacional de Mafra deu mais um passo decisivo para garantir que todos — independentemente das suas necessidades específicas, temporárias ou permanentes — possam usufruir plenamente deste património natural único.

O projeto teve como foco a adaptação de infraestruturas, serviços e conteúdos, assegurando uma experiência de visita verdadeiramente inclusiva:

Acessibilidade Física e Infraestrutural
  • Levantamento das condições de acessibilidade, com desenvolvimento de projetos de arquitetura e especialidades.
  • Reabilitação do edifício “Centro Interpretativo” incluindo sanitários adaptados a visitantes com mobilidade reduzida e arranjos exteriores.
  • Construção de uma ponte tornando o percurso de visita mais acessível a determinados grupos.
  • Instalação de sanitários portáteis adaptados a pessoas com mobilidade condicionada.
  • Implementação de rede elétrica, telecomunicações e trabalhos complementares.
Acessibilidade à Informação
  • Criação da Web App Tapada, uma aplicação multimédia que oferece conteúdos sobre os recursos turísticos, incluindo audiodescrição para pessoas cegas ou com baixa visão.
  • Produção de conteúdos em Língua Gestual Portuguesa para garantir o acesso à informação a pessoas surdas.
  • Instalação de ferramentas de acessibilidade no website oficial da Tapada, otimizando a navegação para pessoas com baixa visão.
Acessibilidade aos Serviços
  • Desenvolvimento de visitas inclusivas, pensadas para diferentes perfis de visitantes.
  • Formação e qualificação das equipas da Tapada Nacional de Mafra para o atendimento a pessoas com necessidades especiais.

Novo Centro interpretativo

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