Somos um destino turístico sustentável certificado! 

O ano passado aceitámos o desafio da Câmara Municipal de Mafra que pretendia que o município e as empresas do mesmo, estivessem alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável definidos na Agenda 2030 das Nações Unidas.

Comprometemo-nos publicamente no início do ano com esse objetivo e já temos o reconhecimento.

Está na nossa essência a conservação desta floresta, que é única!
Com inventários faunísticos e florísticos a ultrapassar as 370 espécies e estando ainda claramente aquém da realidade, dessa biodiversidade destacam-se espécies com Estatutos de conservação mais sensíveis que funcionam como bioindicadores, comprovando que aqui estão reunidas as condições de abrigo, alimento e conservação, que levam à sua fixação.

Promovemos assim, uma gestão alinhada com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável definidos na Agenda 2030 das Nações Unidas.

Tendo em conta a nossa linha de ação, conseguimos ser mais assertivos e marcar a diferença em objetivos como; Proteger a Vida Terrestre (ODS15), Saúde e bem-estar (ODS3), Educação e qualidade (ODS4) e Parceria para a implementação dos objetivos (ODS17), tendo, no entanto, ações em todos os outros objetivos.

Este processo de certificação permitiu-nos sistematizar as nossas ações, ter uma visão ainda mais concreta e sabermos que objetivos podemos e devemos trabalhar mais. Acima de tudo deu-nos alento para corajosamente continuar a inovar permitindo que a sociedade em geral possa desfrutar deste espaço e da sua biodiversidade, promovendo novas experiências que aliam a diversão, a momentos de puro relaxamento em contato com a natureza, exercício físico, mas também momentos de aprendizagem que ajudam a uma convivência equilibrada entre visitantes e as várias espécies que aqui habitam.

Fazemos parte de uma rede de destinos turísticos sustentáveis, parte de uma rede turística do concelho e cuja ambição é para que a gestão de todo o sistema turístico, que considera as necessidades económicas, socioculturais, ambientais e institucionais das gerações presentes e vindouras, se procure garantir que o turismo contribua decisivamente para o desenvolvimento local.

A sustentabilidade pressupõe “a preocupação não só com o presente, mas com a qualidade de vida das gerações futuras, protegendo. recursos vitais, incrementando fatores de coesão social e equidade, garantindo um crescimento económico amigo do ambiente e das pessoas”
Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável (ENDS)

Clique nos botões e descubra o que é a agenda 2030


Conheça o nosso plano de sustentabilidade

16 de Dezembro de 2022