+351 261 814 240
38.964797, -9.302733

Nasceu uma nova Águia de Bonelli (Aquila fasciata)

22 Mai Nasceu uma nova Águia de Bonelli (Aquila fasciata)

O Casal residente na Tapada Nacional de Mafra, mais uma vez teve sucesso reprodutor e a cria está bem, a ser bem alimentada e saudável.

Em breve começará os seus primeiros voos, sendo que deixa os progenitores em meados de Setembro, em busca de companhia e local de nidificação.

Na Floresta Encantada vive um casal há mais de 25 anos, e excetuando um ano, têm tido sucesso reprodutor.

Nesta espécie os dois elementos do casal caçam de forma coordenada o que lhes dá vantagem na captura de aves. O casal que aqui encontramos já estão juntos há muito tempo e por isso especializaram-se na captura de águias de Asa Redonda, frequentes na zona Oeste.

A presença desta espécie aqui na zona é muito antiga havendo registos que o rei D. Carlos

possuía um exemplar na sua coleção pessoal.

Infelizmente a espécie está “Em perigo” (EN) segundo o livro vermelho dos vertebrados de Portugal, o que significa que existem poucos indivíduos no nosso País (entre 50 a 250).

Fatores de ameaça esta espécie:

– Perturbação devido a atividades humanas durante as épocas críticas: pré- postura, postura, incubação e últimos 15 dias do desenvolvimento do juvenil que pode provocar o abandono precoce do ninho tendo como desfecho a sua morte;

– Degradação do arvoredo com abate de árvores de grande porte que são usadas para a construção dos ninhos;

– A caça pode constituir um fator de risco quer pelo abate de indivíduos que são injustamente culpabilizados pela diminuição das espécies cinegéticas quer pela perturbação durante a reprodução;

– Doenças causadas por protozoários quando a sua alimentação incide sobre pombos domésticos;

– Morte por eletrocussão nas linhas elétricas.

A existência e acontecimentos como este em espécies com o estatuto em Perigo como a Águia de Bonelli ou o Morcego de Bechstein mostram o quanto é sensível e importante a nossa Tapada Nacional de Mafra.



Newsletter Powered By : XYZScripts.com