Atividade

 
PERCURSOS PEDESTRES
 

PERCURSOS PEDESTRES

Escolha o percurso e faça um passeio pedestre com possibilidade de geocaching...
Têm duas opções disponíveis:

  • Com guia:
    Seguindo as orientações de um guia, descubra passo-a-passo os pontos de interesse da Floresta Encantada (esta opção requer pré reserva e número mínimo).


  • Sem Guia:
    Escolha o seu percurso e descubra as características dos ecossistemas existentes na Tapada de Mafra.


Existem 4 percursos diferentes consoante a duração, o grau de dificuldade e o declive:

  • Percurso Pedestre Azul: 4,8 kms - 2 horas
    Percurso feito nas margens da ribeira de Safarujo que possibilita a observação da fauna e flora típicas deste local. Ao longo do percurso são observadas várias espécies de aves que procuram a ribeira para comerem insetos assim como no solo são evidentes várias pegadas dos mamíferos mais emblemáticos da Tapada: veados, gamos e javalis.
    A possibilidade de observação destes grandes mamíferos é elevada dado que procuram o local para beberem e repousarem nas horas de maior calor.
    Passam também pelo complexo de casas do Celebredo, local com interesse histórico já que era aqui que monarcas e outras individualidades faziam grandes eventos.

  • Percurso Pedestre Verde: 8 kms - 3 horas
    Percurso muito rico que passa por zonas com características distintas: floresta mista, pinhal, zonas de matos e de pastagens.
    Possibilita a observação dos animais mais emblemáticos da Tapada: veados, gamos e javalis, além de passar por zonas altas de bonitas paisagens.
    A geologia aqui tem também particular importância, não fosse este percurso passar por uma chaminé vulcânica onde se observam os filões de rocha negra: basalto.


  • Percurso Pedestre Vermelho: 6,3 kms - 3 horas
    Percurso muito rico e diversificado pois passa por áreas com características diferentes: charca, matos, floresta mista e pastagem.
    Permite a observação das espécies mais emblemáticas da Tapada: veados, gamos e javalis, além de passar por zonas de bonitas paisagens. Geologicamente passa por uma chaminé vulcânica assinalada pelos filões de rocha negra: basalto


  • Percurso Pedestre Amarelo: 8,7 kms - 3 horas
    Percurso de bonitas paisagens já que passa predominantemente por zonas altas.
    Há uma grande probabilidade de se observarem algumas das espécies de aves de rapina que habitam a Tapada tais como: águia de Bonelli, águia de asa Redonda ou o Peneireiro Vulgar.
    Passa por exemplares de sobreiros de grande diâmetro, permitindo a visita ao maior exemplar aqui existente (árvore de interesse público com mais de 250 anos). 


Consulte o Programa em vigor para mais informações sobre horários e preços.

4 a 8km
TODA A TAPADA
Pessoa - 4€ | Família (2 adultos + 2 crianças dos 4 aos 12 anos) - 13€